You are here

FAQ - alunos

Prezado aluno do Programa de Pós-Graduação em  Química da UFRPE. Este espaço é destinado às dúvidas que eventualmente aparecem, devido à alterações de normas e outros procedimentos, por vezes difíceis de encontrar. Antes de mais nada, como uma recomendação de extrema importância, você deve se inteirar das normas da PRPPG (que são gerais, da universidade) e tambem das normas da pós-graduação em química da UFRPE. Leia ambas com cuidado. Em caso de dúvidas, entre em contato. Abaixo algumas dúvidas frequentes dos alunos.

1- Meu projeto de pesquisa deve ser encaminhado à coordenação?

R- Sim, Artigo 17, paragrafo 2o e 3o das normas internas, até antes da matrícula do segundo período letivo, o orientador deve encaminhar ao CCD para avaliação do curso o projeto de pesquisa segundo as normas vigentes da instituição. Para o caso de projetos aprovados em agências de fomento específicos para a concessão de bolsas de mestrado, o projeto deve ser encaminhado à coordenação para arquivamento.

2- Quando devo realizar o exame de qualificação do mestrado?

R- Artigo 32, 2o paragrafo das normas internas, até o final do terceiro semestre de matrícula no curso. Veja normas específicas no menu arquivo.

3- Sou obrigado a pagar a disciplina de Estágio Docência?

R- A disciplina de estágio docência é optativa para todos os alunos mas obrigatória para os bolsistas CAPES (incluindo CAPES-REUNI). Os créditos da disciplina de estágio docência não são integralizados para efeito do cômputo de creditação mínima.

4- Me matriculei em estágio docência, como devo proceder?

R- No início das atividades você deverá apresentar ao seu orientador um plano de trabalho, que deverá ser encaminhado por este ao CCD para aprovação. O seu tutor de estágio docência não necessariamente será seu orientador, mas um professor da UFRPE (mesmo não ligado à pós-graduação), com a aprovação do orientador e do CCD. Após o término das atividades um relatório deverá ser encaminhado ao CCD para avaliação e integralização dos créditos da disciplina.

5- Terminei todos os créditos de disciplinas, como faço para me matricular?

R- A matrícula pode ser feita on-line pelo sistema SIGA ou, na impossibilidade deste (procure a coordenação para resolver qualquer problema relativo à dificuldade de acesso ao sistema SIGA), através de ficha de matrícula na coordenação. Quando todos os créditos forem integralizados, o aluno deverá realizar matrícula-vínculo, no menu do SIGA  "matricula > vínculo no período".

6- Posso me matricular na disciplina TRABALHO DE DISSERTAÇÃO - QUÍMICA?

R- Não, esta disciplina será adicionada ao seu histórico escolar após o cumprimento de todas as exigências após a defesa de dissertação (veja artigo 56 da resolução 049/2008 do CEPE).

7- Em meu histórico escolar verificado através do SIGA não constam algumas disciplinas, como devo proceder?

R- Através do menu arquivo, baixe o formulário de correção do histórico escolar, e encaminhe à coordenação para as providências junto ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), para as correções devidas.

8- Minha senha no SIGA não está funcionando ou foi bloqueada, como devo proceder para reativá-la?

R- A coordenação e a secretaria do programa estão habilitadas a desbloquear sua senha, encaminhe um e-mail solicitando o desbloqueio.

9- Com a nova grade curricular serei obrigado a pagar todas as disciplinas de química avançada?

R- Se você entrou no semestre 2010.1 e anteriores, seu perfil não será modificado. Para os ingressos em 2010.2 o CCD analisará as solicitações encaminhadas para alteração de perfil pelos respectivo orientador. A mudança é obrigatória apenas para os ingressos de 2011 em diante.

10- Onde eu encontro um modelo para escrever a minha dissertação?

R- A melhor forma de seguir um modelo é baixar alguma(s) dissertação(ões) disponível(is) na página do PPGQ, ler atentamente a(s) mesma(s) e seguir o modelo como descrito, ou ir à Biblioteca Central da UFRPE e pegar uma cópia de alguma dissertação do PPGQ lá depositada para consulta. A estrutura geral da organização é a mesma para a boneca da defesa de qualificação.